27 de fevereiro de 2015

Quarto Montessori, como montar?


Cada dia que passa aprendo muito mais sobre esse Método Montessori que descobri pela Vlogueira Flávia Calina da qual sou fã de carteirinha!
Hoje falo de como montar um quarto Montessoriano, seus acessórios e como ser seguro pro bebê. Tenho adotado esse método desde que a Júlia estava pra completar 3 meses e tenho amado a cada dia pois vejo a autonomia que ela vem criando e o desenvolvimento. Já mudei muita coisa no quarto dela e ainda estou no processo de decorar e acrescentar algumas coisas, dai posto uma foto quando tiver tudo 100%. Esse método é demais, e em um próximo post eu vou explicar tudo sobre o Montessori, aguardem! Então bora lá;


Cama no chão: Além de você não se preocupar se o bebê pode pular do berço e se machucar feio, ele tem a liberdade de dormir e acordar sozinho. Sem falar a desenvoltura da autonomia que ajuda demais, já o berço limita tanto isso como o campo de visão. Você pode usar futon também, e se o bebê rola muito durante a noite como a minha, coloque almofadas em volta, centopeia de pelúcia, ou até mesmo protetor de berço. Uma dica é que se o chão for frio coloque tatame E.V.A embaixo do colchão, pra não ficar gelado em dias de baixa temperatura.



Tudo ao alcance: Brinquedos, livros e objetos tem que estar na altura do olhar e alcance da criança, quando a criança já andar e tal você pode até colocar mesa e cadeira do tamanho dela pra fazer sua leitura e pintura ou qualquer outra atividade. Roupas também podem estar ao alcance, ou se quiser separe roupas do dia a dia pra ele escolher o que vestir. Coloque quadros e objetos decorativos numa altura que possa ser apreciada pela criança.





Espelho, apoiador e móbile: Os bebês adoram ver rostos humanos, eles se vendo é um estimulo muito importante pois reconhecem o próprio rosto e movimentos e ajuda até a entender que é uma pessoa distinta da mãe. Use espelho de acrílico e se certifique de que esteja bem fixado na parede... uma dica é que deixe o espelho na horizontal enquanto não andam, quando eles estiverem firmes nos seus passinhos coloque o espelho na vertical. Apoiador é um incentivo pra ficarem de pé e você pode até prender uns brinquedinhos nele! Já o móbile se for recém nascido como eles não enxergam bem de longe coloque a 30 cm dele. O ideal é que o móbile seja preto e branco com formas geométricas, dai mais pra frente você pode introduzir outras cores, uma dica também é que não deixe muito perto da criança pra que ela não puxe e se machuque.




Dicas, dicas e mais dicas:

1) Use cestinhas para organizar os brinquedos, coloque de 3 a 6 objetos nessas cestas e troque a cada semana pra eles não enjoarem. Evite guardar os brinquedos em caixas grandes ou gavetas, ensine-o desde pequeno a manter a organização e saber onde fica cada coisinha sua.

2) A segurança do bebê é indispensável, então se tiver tomadas no quarto ao seu alcance use protetor ok? Se tiver ventilador no quarto coloque em uma prateleira bem alta e que a criança não consiga alcançar o fio (ventilador bom que eu vi é aquele de clip da marca Ventisol, você coloca no alto em algum lugar que dê e tal..vou comprar ele logo menos), a tomada que eu uso pro abajur e ventilador ficam atrás do móvel pesado que nem eu consigo empurrar direito então me sinto segura. 

3) Se o quarto tiver quinas compre cantoneira, geralmente é de espuma. 

4) Nunca deixe objetos pequenos e pontiagudos, isso é válido não só para o quarto mas pra todos os cômodos que a criança fica.

5) Protetor de porta é um item importante também pra criança não prender o dedo e tal, deixe sempre onde não se tenha o alcance dela pra não acontecer o que você quer evitar.
-
Espero que tenham gostado do post, e me diz ai o que você acha sobre o quarto Montessori...você quer montar um ou tem? Conte sua experiência e diga o que você acha!

Beijos, e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário